Cardoso, Jorge Alexandre NogaredNobre, Estter Ferreira Felipe2022-10-292022-10-292022https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26086O presente trabalho apresenta como problema de pesquisa o questionamento acerca dos aspectos colaborativos da musicalização em relação ao desenvolvimento da pessoa com transtorno do espectro autista. Os resultados foram obtidos com base em três etapas, que constituem também os objetivos específicos do estudo, quais sejam identificar as características inerentes ao transtorno do espectro do autismo, analisar quais estímulos/reações são produzidos pela musicalização e, por fim, relacioná-los com as características do autismo. Para tanto, utilizou-se da pesquisa pura e explicativa, da análise qualitativa e, para a coleta de dados, do procedimento bibliográfico. Com isso, concluiu-se que a musicalização na vida do autista o auxilia na diminuição dos sintomas, podendo contribuir na habilidade de comunicação, interação social e comportamentos repetitivos.16 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilAutismoMusicalizaçãoDesenvolvimentoAs contribuições da musicalização no transtorno do espectro autistaArtigo Científico