Fernandes, Roberto FabianoSantos, Odemes Silva2019-07-192020-11-292019-07-192020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9070Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em um contexto escolar específico com a finalidade de compreender e analisar os possíveis obstáculos encontrados por professores do Ensino Fundamental (Anos finais), que atuam em uma escola da rede privada, na utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) como recurso de ensino-aprendizagem. Sabemos que as TIC, aliadas a serviço das propostas de aprendizagem, tra-zem grandes benefícios na forma de ensinar e de aprender. Embora se tenha ciência da impor-tância desses recursos, ainda existem inúmeros fatores que impedem ou dificultam sua utilização, mesmo por professores da rede privada. Para investigar algumas dessas dificuldades, foi utilizada uma pesquisa qualitativa e essencialmente descritiva, na forma de estudo de caso como forma de aprofundar a compreensão da problemática abordada. Buscou-se na literatura pressupostos teóricos que servissem de aporte para discussão da forma como as escolas lidam com as TIC no processo ensino-aprendizagem. Visando a ampliação das informações obtidas, foi realizada uma observação direta com professores dessa escola a fim de coletar dados referentes às dificuldades encontradas por eles no âmbito da formação inicial e continuada, assim como da utilização das TIC no espaço escolar. Após análises, constatou-se que além da necessidade de infraestrutura e de formação continuada é preciso criar uma cultura de uso das TIC entre todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem, incluindo também alunos e a família. Ou seja, toda a instituição precisa acreditar na eficácia do seu uso, conhecer suas diferentes especificidades e lançar mão daquelas que poderão melhor contribuir para eficácia do trabalho pedagógico.22 f.pt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilTecnologia da informaçãoTecnologia educacionalFormação continuadaEducaçãoEnsinoDificuldade do uso da tecnologia pelos docentes no ambiente escolar: desafios contemporâneosEstudo de Caso