Souza, Amanda Maria RabeloJesus, Rafael Dias de2021-08-172021-08-172021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17321A presente pesquisa buscou evidenciar a relevância e a inquietação de trabalhar no contexto escolar a relação da aprendizagem matemática e a escola de campo na formação de cidadãos críticos das suas ações cotidianas que englobam a produção agrícola. Para isso, se fez necessário conceituar conteúdos matemáticos na escola do campo e sua relação com a agricultura na escola rural, compreender o vínculo entre as produções agrícolas e conteúdos abordados no campo escolar e investigar os documentos que certifiquem o trabalho da relação entre a matemática e o campo escolar na agricultura da escola do campo. A pesquisa foi produzida por meio de revisão bibliográfica, e apresenta uma revisão de atuações qualitativa e quantitativa. Dessa forma, a finalidade dessa pesquisa é compreender claramente os aspectos a serem abordados nos conteúdos matemáticos no cotidiano dos alunos e familiares no povoado da escola do campo e os desafios dos professores de matemática frente à realidade local. Nesse sentido, após analisar o material de apoio, em artigos, foi possível observar que a matemática ao trazer uma abordagem significativa a escola do campo aspectos que contribuem com a formação continuada dos discentes. Assim sendo, educação do campo, etnomatemática e modelagem matemática, são temas transversais ao trazer uma abordagem cultural propicio ao ambiente escolar, no que abrange a BNCC. Assim, temas como esse apresentam possibilidades de discursão por conteúdos matemáticos e praticas cotidiana. Desse modo, é possível salientar que nas escolas do campo, a comunidade escolar é composta por pais e filhos produtores rurais, que é possível uma aproximação entre o conhecimento advindo do cotidiano do aluno e o do ambiente escolar, bem como a construção de uma prática educativa na perspectiva de escola do campo, para descobrir habilidades e competências.65 fptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilAprendizagem MatemáticaEducação do campoEtnomatemáticaAgriculturaA relação da aprendizagem matemática na escola do campothe mathematics field and the relationship with the school's practiceMonografia