Bastos, VivianeAntunes, Jessica Eduarda Pereira2021-12-202021-12-202021-12-14https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20359A psicologia escolar consiste em um campo de atuação do profissional de psicologia, em que este realiza intervenções no campo escolar ou a ele relacionado, com foco no fenômeno psicológico, baseada em conhecimentos produzidos especialmente na área da psicologia educacional. A sociedade no ano de 2020 acabou sendo surpreendida e marcada pela pandemia da Covid-19, a qual fez com que a sociedade estabelecesse mudanças nas rotinas cotidianas, no modo de trabalhar, estudar, nos cuidados com a higiene, com o ambiente doméstico, entre outros impactos. Embora a pandemia tenha atingido à toda população, entre as distintas classes sociais, ela não afeta as pessoas da mesma maneira. Com ela, foi evidenciada desigualdade social, ampliou sofrimentos e prejuízos, afetou as possibilidades de acesso à saúde, à alimentação, ao trabalho, tecnologia e educação. Neste contexto, a presente pesquisa teve como questão norteadora: quais os desafios da atuação do psicólogo escolar durante a pandemia da COVID-19? Para responder este questionamento, estabeleceu-se como objetivo geral da pesquisa: analisar os desafios da atuação do psicólogo escolar durante a pandemia da Covid-19, em uma escola da rede privada da região norte da cidade de Florianópolis/SC. Trata-se de um estudo de caso realizado em uma instituição escolar privada da região norte da cidade de Florianópolis. A pesquisa é qualitativa, descritiva, natureza aplicada, com corte transversal. A participante da pesquisa foi uma psicóloga escolar de uma instituição escolar privada. Ela participou de uma entrevista semiestruturada em uma plataforma de comunicação de forma virtual. Como resultado da pesquisa foi possível identificar os desafios e as estratégias da atuação do psicólogo escolar. Também se constatou a importância da psicóloga escolar atuando no contexto escolar, proporcionando suporte emocional, auxiliando nas demandas que surgiram durante a pandemia da Covid-19 para a comunidade escolar, para a família e para o estudante, contribuindo nas estratégias das aulas online e na retomada das aulas presenciais.23 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilPsicologia educacional e escolarPsicólogo escolarPandemia Covid-19Os desafios da atuação do psicólogo escolar durante a pandemia da Covid-19: um estudo de casoArtigo Científico