Santos, GabrielaSantana, Patricia2022-10-282022-10-282022-07-04https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26035As transformações socioespaciais ocorrem a todo momento, em todas as esferas sociais, ocasionando a necessidade de compreender e estar sempre andando em mesmo movimento, e a educação financeira se mostra muito necessária e essencial para a sala de aula, sobretudo, nos dias de hoje, pois no ambiente educacional se faz a formação das próximas gerações, logo, a partir do processo de conhecimento administrativo, relacionando com o componente curricular Geografia que visa justamente as dinâmicas no espaço, podendo surtir efeitos de crescimento no aspecto financeiro. Com isso, o objetivo deste artigo é compreender a necessidade de abordar desde cedo o planejamento financeiro na sala de aula, referente à contribuição do saber citado para a formação cidadã em seus aspectos sociais, culturais e econômicos. Para isso, foi feita uma pesquisa de perfil quali-quantitativo, buscando não só a discussão teórica como também de dados, sendo aplicado um formulário com 10 questões, 5 subjetivas e 5 objetivas para os alunos do segmento fundamental II da rede pública do município de Paripiranga-BA, com um quantitativo de 20 alunos entrevistados. Além disso, o presente artigo possui 3 tópicos com temas específicos, sendo eles: a educação financeira como parte da construção dos pilares sociais; educação financeira na geografia; e, o papel da educação financeira em sala de aula.19ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducação FinanceiraEnsino de GeografiaTransformações SocioespaciaisEducação financeira na sala de aula: uma perspectiva geográficaFinancial education in the classroom: a geographic perspectiveArtigo Científico