Garcia, Cleo MarcusPiovezan Trevisol, Alexandre2021-11-232021-11-232021-11-09https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17693Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender os agentes restritivos da infraestrutura aeroportuária, aeroportos e verificar se é um fator limitante para o para o desenvolvimento de uma aviação regional com uma maior conectividade na malha aérea nacional. Caracteriza-se como exploratória e descritiva, de maneira a relacionar dados e elementos variáveis pelo procedimento bibliográfico e documental com informações obtidos e analisados de forma online por meio de websites governamentais (ANAC, SAC e Ministério da Infraestrutura), documentos oficiais (ROTAER), legislação (CBA) e monografias referido à temática, assim como reportagens de revistas e jornais integrando abordagem qualitativa e quantitativa. Ao concluir a pesquisa foi constatado que a maioria dos aeroportos contemplados pelo Plano da Aviação Regional não tem as mínimas condições de infraestrutura disponível para a operação imediata, representando uma dificuldade para o progresso deste meio de transporte para a imediata utilização. Tudo indica que as condições para o futuro sejam favoráveis através das medidas que os governo estaduais e federal vem adotando para o fomento da aviação regional como a redução da alíquota de ICMS que incide sobre o querosene de aviação (QAV) e o leilão das privatizações, injetando mais capital nos aeroportos concedidos para a iniciativa privada. Há vários casos de sucesso de aeroportos concedidos para a inciativa privada.43ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilInfraestrutura AeroportuáriaAviação RegionalAeroportosPlano da Aviação RegionalOs impactos da infraestrutura aeroportuária na falta de conectividade da malha aérea brasileiraMonografia