Andrade e Barros, RobertaMartins de Oliveira, LeidianyThereza Ferreira Ribeiro, Juliana2021-07-072021-07-072021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14054O presente trabalho possui como tema central o cenário da pandemia do Covid-19 no Brasil e apresenta uma análise sobre o assunto, explicitando os impactos das desigualdades sociais e o ensino remoto na Educação Inclusiva. A partir da observação das dificuldades enfrentadas por grande parte da população brasileira considerada desfavorecida financeiramente, em meio a adoção do ensino remoto no período de quarentena, verificou-se a necessidade do desenvolvimento de um estudo, especialmente para compreender as consequências da pandemia na inclusão escolar. Para tanto, utilizam-se métodos de pesquisa bibliográfica, bem como dados para obter-se respostas coerentes e válidas para a temática em questão. Conclui-se que as contribuições do psicólogo para o ambiente escolar são diversas, uma vez que o mesmo assume a missão de promover diálogos e auxiliar nos enfrentamentos de obstáculos das desigualdades sociais que ficam cada vez mais explícitas com a adoção do ensino remoto durante a pandemia do Covid-19.41ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilPsicologiaPandemiaEducação InclusivaEnsino RemotoDesigualdades SociaisO cenário da pandemia no Brasil: impactos da desigualdade social e o ensino remoto na educação inclusivaMonografia