Schmidt, Leonete LuziaElisandro, Lara Baldini2020-08-152020-11-292020-08-152020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10019Em uma sociedade desigual é necessário um olhar atento às intenções explícitas e implícitas nas escolhas/diretrizes pedagógicas que possibilitem e assegurem valores éticos às crianças de modo a contribuir para formar cidadãos conscientes e preparados para transformar o meio em que vivem. Partindo da compreensão de que nos Centros de Educação Infantil as crianças aprendem a conviver com os demais e a refletir, em complemento à educação que recebem na família, quais os valores éticos presentes no dia a dia, e de que as ações educacionais são direcionadas a partir de diretrizes curriculares, busca-se explicar e descrever se a ética na Proposta Curricular do Território Catarinense, especificamente no item referente à Educação Infantil, está presente de forma explícita, com direcionamentos do assunto e subsídio às ações, ou de forma implícita, na sua construção. Pode-se constatar que no documento a ética está correlacionada com os direitos das crianças, na compreensão da criança para com o outro e no impacto das suas ações, e que se atribui ao professor a responsabilidade de assegurar que estas questões sejam abordadas no cotidiano das creches e pré-escolas. Ressalta-se, porém, que currículo prescrito não significa currículo praticado. Há um conjunto de condições materiais e humanas necessárias para sua efetivação e cabe ao Estado assegurar estas condições18 f.pt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilValoresÉticaDiretrizes pedagógicasEducação infantilA ética na educação infantil: reflexões a partir do currículo para o território catarinenseArtigo Científico