Souto, Petrúcia da Costa PaivaEstevam, Kauanne Kethelle MedeirosSousa, Bianca Queiroz2023-07-182023-07-182023-07-17https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/36013As relações de consumo avançam para além das interações entre consumidor, fornecedor e produto. Especialmente em redes sociais, onde os influenciadores digitais utilizam de seus estilos de vida e a produção de conteúdo para divulgar produtos e serviços. Essa realidade contemporânea traz à baila a questão jurídica de como enquadrar a responsabilidade de influenciadores pela propaganda que realizam. A condição de vulnerabilidade dos consumidores e a inexistência de regulamentação específica para conteúdos publicitários feitos por influenciadores digitais justificam o estudo. Foi utilizado na metodologia, a pesquisa descritiva, pois realizou-se a o levantamento de dados para melhor embasamento. A pesquisa bibliográfica, para obter a base teórica sobre o assunto abordado, e o método de abordagem dedutivo, pela análise de doutrinas jurídicas pertinentes, levantamento de artigos científicos e de matérias divulgadas na mídia. Como resultado observou-se a possibilidade de que os influenciadores digitais sejam responsabilizados, tanto administrativamente, pelo CONAR, quanto civilmente, ao realizarem divulgação de produto ou serviço sem deixar clara a natureza publicitaria de tal divulgação.24 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilInfluenciador digitalpublicidaderesponsabilidade civilInfluenciadores digitais, publicidade e responsabilidade civilArtigo Científico