Souto, Alvaro José deVelho, Edna Rosangela Dias2019-04-232020-12-022019-04-232020-12-022019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11753Endomarketing é um grande aliado das organizações, agindo de forma sistêmica na elucidação dos propósitos, dos objetivos e das mudanças. Nesse sentido entende-se que a ferramenta é eficiente para aumentar o padrão de comprometimento em todos os níveis funcionais. Este artigo pretende analisar a aplicabilidade do endomarketing na Central de Relacionamento do Departamento de Gestão de Pessoas do Banco Central do Brasil demonstrando, por meio de pesquisa exploratória e de pesquisa bibliográfica, que o elo entre organização e colaboradores deve ser forte e pautado pela transparência e isso só será possível se houver um plano de ação de endomarketing norteador, que estimule o fluxo de informação descendente, ascendente, horizontal e transversal, integrando equipes, departamentos e a organização como um todo. Dessa forma, além de eficientes, os processos organizacionais tornam-se eficazes, ocasionando uma gestão de pessoas efetiva, orientada para os interesses da organização e dos colaboradores.15 f.sem idiomaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEndomarketingGestãoOrganizaçãoCentral de relacionamento da área de RH do Banco Central do Brasil e o endomarketingArtigo Científico