Moraes, Clarissa NieroSampaio, Rafaele Martins2023-01-302023-01-302022-12-07https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/32010Objetivo: Este trabalho analisou a eficácia da realidade virtual através do Nintendo Wii no equilíbrio de pacientes com sequela de Acidente Vascular Encefálico. Método: Estudo de caso, exploratório e quantitativo. Amostra composta por 02 indivíduos, selecionados da lista de espera da clínica de fisioterapia da UNISUL de Tubarão, ambos os sexos, com sinais e sintomas característicos de AVE, submetidos a doze atendimentos, sendo uma avaliação, dez sessões e uma reavaliação. Foi realizada a escala de Berg, o teste de Tinetti para avaliar a marcha e o teste de alcance funcional para identificar o risco de quedas, sendo estes os instrumentos utilizados na coleta de dados. Todos os testes foram realizados na primeira e última sessão. Resultados: Os dados foram analisados de forma descritiva e comparativa pré e pós-teste. Observouse que todos os pacientes apresentaram melhoras importantes nos principais sinais e sintomas. Durante a realização dos jogos pelos idosos, os mesmos realizam contrações musculares mais dinâmicas, favorecendo o equilíbrio estático e dinâmico e prevenindo o aparecimento das quedas. Conclusão: Conclui-se que o uso da realidade virtual como tratamento da marcha e equilíbrio em pacientes pós AVE promovem resultados significativos associados ou não a intervenções convencionais.34 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilFisioterapiaRealidade virtualAcidente vascular encefálicoEquilíbrioReabilitaçãoNintendo Wii na reabilitação do equilíbrio do paciente com acidente vascular encefálicoEstudo de Caso