Siebert, SilvâniaMendes da Silva, Carlos Eduardo2023-04-112023-04-112022-06-30https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/32700O presente trabalho tem por objetivo a realização de um estudo acerca do reality show Big Brother Brasil - Temporada 2021, a fim de identificar se ele faz uso de ações de merchandising e/ou de branded content junto ao entretenimento do programa por meio de uma ação do McDonald's em uma das dinâmicas da atração. Inicialmente, a pesquisa explora as definições das atividades de publicidade e propaganda, a fim de compreender como ambas possuem, em parte, um viés mercadológico e suas implicações. Posteriormente, a pesquisa adentra nos entendimentos da prática de merchandising, explorando como ele se concretiza em diferentes meios, relacionando-o com a chegada da televisão no Brasil, para entender como ele se fundiu ao entretenimento e passou por um processo de hibridização, dando abertura para o surgimento do branded content, que integra marcas ao conteúdo de programas de entretenimento, criando um novo meio de divulgar produtos e interagir com os telespectadores. Por fim, a pesquisa conta com o estudo de caso da rede de fast-food McDonald's, para identificar se existe a presença de ações de merchandising ou de branded content, e se elas auxiliam para o entretenimento no programa, a fim de identificar se elas beneficiam a marca, a Rede Globo de Televisão e a existência da televisão brasileira.46 fptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilMerchandisingBranded contentEntretenimentoBig Brother BrasilMerchandising e branded content - um estudo de caso do McDonald's no Big Brother Brasil - Temporada 2021Monografia