Souza, Rosa Cristina Ferreira deOliveira, Matheus Cleyton Siqueira de2020-12-152021-08-042020-12-152021-08-042020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16693Esta pesquisa teve como objetivo identificar as práticas interventivas desenvolvidas pelos profissionais de Psicologia com adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas nos CREAS de quatro municípios da AMUREL em Santa Catarina. Trata-se de um estudo exploratório e qualitativo desenvolvido a partir da realização de entrevistas online com cinco profissionais de Psicologia. As respostas dos sujeitos foram analisadas utilizando a técnica Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que, de modo geral, a intervenção do profissional de Psicologia com os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto possui uma metodologia de atuação bem definida, podendo ser categorizada em quatro grupos: atendimento inicial, acompanhamento, encaminhamentos e encerramento. As intervenções são realizadas com os adolescentes e também com os seus familiares, de forma individual ou em grupo. Essas atividades possuem como objetivo principal fazer com que o adolescente possa refletir e ressignificar as questões relacionadas ao ato infracional e outros aspectos da sua vida, possibilitando a construção de novas possibilidades para sua trajetória pessoal. Os resultados revelam que os conhecimentos técnicos e teóricos do profissional de Psicologia permitem que esse profissional faça uma compreensão acerca das questões psicológicas envolvidas na prática do ato infracional, permitindo a realização de intervenções que podem contribuir para a ressignificação de valores e reorganização do projeto de vida dos socioeducandos. Sendo assim, é possível afirmar que as intervenções do psicólogo são essenciais para o processo de socioeducação desses adolescentes.30 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilPsicologiaPsicólogoAdolescenteMedida SocioeducativaAto infracionalA atuação do profissional de psicologia com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio abertoArtigo Científico