GUIMARÃES, DéboraSILVA, Francine LarisseFONTANA, Geovana Soares MoreiraCORDEIRO, Layla Cristina de LimaMAGALHÃES, Mariana SimõesSANTOS, Samara Cristine de Souza2024-03-222024-03-222023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41854A mídia se tornou parte do dia a dia da população brasileira, e está inserida nos mais diversos âmbitos do cotidiano. Sabendo disso, a indústria alimentícia faz grandes investimentos na divulgação de seus produtos, sempre acompanhando a modernização e as mudanças nos hábitos alimentares. Essa mesma indústria vem demonstrando um crescente interesse no público infantil que, devido ao desenvolvimento e capacidade intelectual próprios dessa fase da vida, está mais suscetível aos efeitos das publicidades. O apelo publicitário excessivo muitas vezes acaba despertando nas crianças um desejo por produtos com embalagens chamativas, que, por sua vez, costumam ser ricos em açúcar, gordura e sódio. Seguindo as mudanças nos costumes alimentares, nos últimos anos a obesidade se tornou um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, e o ambiente familiar e a exposição à publicidade desempenham um papel significativo no agravamento desse problema. Existem evidências de que a quantidade de publicidade dificulta a tomada de decisões saudáveis, principalmente entre as crianças e, ao direcionar estratégias de marketing para esse público, a indústria alimentícia molda hábitos alimentares que serão levados até a vida adulta. Diante do exposto, esta pesquisa buscou examinar a relação entre o crescente índice de obesidade infantil e a publicidade excessiva de alimentos geralmente não saudáveis.25ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilalimentos industrializadosnova rotulagem nutricionalmarketingfator ambientalobesidade InfantilRelação entre o crescente índice de obesidade infantil e a publicidade excessiva de alimentos não saudáveisRelationship between the rising childhood obesity rate and excessive advertising of unhealthy foodsArtigo Científico