Alves, Nayane Chagas CarvalhoJesus, Bruna Larissa Costa de2021-07-122021-07-122021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14347A técnica dizer-mostrar-fazer utilizada na odontopediatria consiste na explicação verbal e não-verbal dos procedimentos a serem realizados de acordo o grau de desenvolvimento e de compreensão do paciente. Esta é aplicada anteriormente à realização do procedimento odontológico, demonstrando de forma visual, auditiva e sensitivamente ao paciente sobre como esse será realizado. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo a realização de uma revisão de literatura sobre a técnica comportamental não farmacológica dizer-mostrar-fazer. A mesma consiste em mudar o foco da criança sob o procedimento, podendo ser utilizada somente através do diálogo de forma verbal e não-verbal com o paciente (sendo a forma mais utilizada), em que o profissional explica, demonstra e por fim realiza o procedimento, ou pode se utilizar também de outros artifícios, tais como o uso de associações divertidas, rimas e jogos de palavras com fácil compreensão. A técnica dizer-mostrar-fazer não possui nenhuma contraindicação e pode ser utilizada em pacientes em qualquer faixa etária de idade, sendo essa bem aceita pelos profissionais responsáveis e pacientes. O sucesso da técnica, por sua aplicação ser bastante simples, está interligada à forma como será posta em prática pelo odontopediatra, no sentido de este estabelecer meios que despertem o interesse da criança.20 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilComportamentoOdontopediatriaPsicologia infantilTécnicaTécnica dizer-mostrar-fazer na odontopediatria: uma revisão de literaturaMonografia