Meneghel, Patrícia da SilvaFelisberto, Fábio Lúcio2017-09-132020-12-022017-09-132020-12-022017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12199A Governança de TI envolvendo a administração de serviços de tecnologia da informação é um fator crítico, principalmente para empresas de pequeno porte. Este trabalho teve como ob-jetivo geral propor, com a utilização de boas práticas da ITIL e melhoria contínua, uma apre-sentação de como a ITIL e sua central de serviços é fundamental para o contexto de empresas de pequeno porte. As técnicas de pesquisa selecionadas para o desenvolvimento deste trabalho foram: pesquisa bibliográfica baseada em livros, artigos e trabalhos científicos. E também em estudos bibliográficos baseados na observação do cenário de pequenas empresas que estão iniciando a adoção destas boas práticas. Os resultados demonstram que a utilização de mode-los como a ITIL constituem em uma alternativa cada vez mais utilizada pela Gerência de ser-viços de TI, pois a metodologia ITIL bem implementada contribui significativamente para a melhoria da qualidade dos serviços de TI e para um melhor desempenho da empresa.24pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilGovernança de TIITILGerência de serviços de TIA governança de TI e as melhores práticas ITIL na entrega de serviçosArtigo Científico