Reis, Rosana Silva dosChapiewski, Alan2022-08-082022-08-082022-06-23https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25480É conformidade entre pensadores, pedagogos e filósofos que a qualidade do ambiente construído influencia diretamente na busca pelo conhecimento. Sendo assim, a presente monografia tem como objetivo desenvolver diretrizes para a elaboração de um anteprojeto arquitetônico de uma escola fundamental I e II, com ênfase na metodologia Montessori. O resultado se dará em um primeiro momento com base em referências teóricas, com intuito de compreender as necessidades e características dos elementos envolvidos, acerca dos temas: acriança e a abordagem Montessori no desenvolvimento social; o ambiente construído e sua influência sobre seus usuários; e a correta escolha do terreno e implantação da edificação para o desenvolvimento das práticas escolares. Posteriormente se dará a análise correlata de edificações, visando compreender e desenvolver técnicas e métodos construtivos que favoreçam a interação do usuário com o meio, assim como um diagnóstico da cidade e suas condicionantes para correta escolha do terreno. Por fim, será apresentado o conceito e partido arquitetônico, paralelo aos estudo preliminares de projeto. Exposto isso, se espera como resultado final, estabelecer diretrizes projetuais para a correta implantação da edificação escolar, assim como para o desenvolvimento do anteprojeto arquitetônico.5ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAmbienteArquitetura EscolarCriançaMontessoriAmbientes que ensinam: Arquitetura escolar com base na metodologia MontessoriMonografia