Schlickmann, Maria Sirlene PereiraSantos, Anna Carolina Justino2020-08-192020-11-292020-08-192020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10017Este artigo busca investigar e analisar as concepções de ludicidade nos documentos da Base Nacional Comum Curricular e do Currículo Base do Território Catarinense. Tendo em vista que as atividades lúdicas, jogos e brincadeiras são fundamentais e uma necessidade para o processo de humanização e desenvolvimento afetivo, social e cognitivo das crianças, para dar suporte à temática traçamos como objetivos: descrever/refletir sobre o modo como a BNCC e o Currículo Base do Território Catarinense abordam a concepção de lúdico no Ciclo alfabetizador – Anos Iniciais. A partir desse objetivo, tem-se como objetivos específicos: identificar como a BNCC aborda a concepção de lúdico/ludicidade no processo de alfabetização/Ciclo de Alfabetização – Anos Iniciais; relatar a concepção de lúdico/ludicidade apresentada no Currículo Base do Território Catarinense para o processo de alfabetização, Educação Infantil e Ciclo Alfabetização – Anos Iniciais; Relacionar a concepção de lúdico/ludicidade presente nos dois documentos e como estas se referem ao processo de alfabetização no Ciclo de Alfabetização – Anos Iniciais. Para dar conta desses objetivos, optou-se pela realização de pesquisa documental, e o método de abordagem desta pesquisa caracteriza-se como dialético, pois pretende descrever e refletir acerca desses conceitos nos documentos pesquisados da BNCC, texto de alfabetização e CBTC, texto de alfabetização. Trata-se de uma pesquisa exploratória, visto que pretende buscar maior familiaridade com o tema pesquisado. Quanto à análise dos dados, define-se a pesquisa como qualitativa, na medida em que pretende coletar percepções, além de analisar documentos oficiais. A análise dos dados é realizada à luz de teóricos/autores como: Lopes (2006), Vygotsky (1984 - 1987 - 1994), Brougère (2004), Marinho (2007), Ostetto (2000), Kishimoto (2011), Soares (1993 - 1994), Kramer (2011). Como resultado da pesquisa, percebemos convergências e divergências entre os documentos. Por fim, podemos ressaltar que tanto a BNCC quanto o CBTC concebem a ludicidade em seus textos orientadores do Currículo para o Ciclo alfabetizador, porém é importante ressaltar que nos dois documentos estes conceitos, para que os professores possam compreendê-los, assim como garanti-los no fazer pedagógico, estes carecem de maior aprofundamento, o que demanda a necessidade de formação continuada, de modo que os professores possam compreender como materializá-los em suas ações pedagógicas no ciclo alfabetizador.23 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilBase nacional comum curricularCurrículo base do território catarinenseLudicidadeCiclo alfabetizadorA concepção de ludicidade no ciclo alfabetizador: o que diz a base nacional comum curricular e o currículo base do território catarinenseArtigo Científico