Rauen, Fábio JoséGodoi, Jaqueline Marcos Garcia de2024-07-122024-07-122004-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/44774Neste estudo de caso, verificou-se a influência de implicaturas na elaboração de resumo informativo sem consulta ao texto de base por parte de um acadêmico do Curso de Administração da Unidade de Içara da Universidade do Sul de Santa Catarina. Para tanto, em primeiro lugar, analisou-se texto de base e resumo, aplicando-se os conceitos de forma lógica, explicatura e implicatura de Sperber e Wilson (1986, 1995) e Carston (1988); e, em segundo lugar, compararam-se as suposições retiradas da forma lógica proposicional das sentenças do texto de resumo com as implicaturas e as suposições retiradas da forma lógica proposicional das sentenças do texto de base. Os dados evidenciaram que, dentre as 34 suposições do texto de resumo, 13 decorreram de retomadas de suposições de formas lógicas proposicionais do input linguístico e 21 derivaram de implicaturas (38,24% e 61,76%, respectivamente). Esses resultados permitem concluir que as implicaturas do texto de base exerceram significativa influência na elaboração do resumo, uma vez que o resumo foi preponderantemente construído a partir da combinação de suposições retiradas da forma lógica das sentenças do texto de base com o conhecimento enciclopédico do autor do resumo.129ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilTeoria da relevânciaTextoResumoCompreensãoInfluência de implicaturas na elaboração de resumo sem consulta ao texto de base: estudo de caso com base na teoria da relevânciaDissertação