SCHROEDER, FannyOLIVEIRA, Ester Souza de , Souza Oliveira2024-01-082024-01-082023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/39736O projeto em questão propõe a criação de um SESC na zona norte de São Paulo, no distrito Jaraguá, abrangendo uma área total de 12.700,00 m². O princípio norteador é o acesso à cultura e esportes, independentemente de considerações financeiras, com ênfase na promoção do bem-estar dos usuários por meio de atividades culturais, esportivas e integração com a natureza. Na abordagem arquitetônica, destaca-se a busca pela integração entre espaços públicos e privados, visando tornar as atividades acessíveis à comunidade. Há uma ênfase na reflexão sobre a instituição, e a conexão entre o público e o privado. A localização do lote com fácil acesso a transporte público, reforça a conectividade com outros bairros. O terreno escolhido, respeitando a legislação ambiental, inclui um córrego, mantendo uma área de preservação permanente de 30 metros, onde foram implementados espaços verdes contribuindo indiretamente para a limpeza do córrego. A acessibilidade para pedestres é facilitada por acessos abertos nas avenidas, considera-se a alta demanda do espaço devido à presença de comércios e equipamentos públicos. A distribuição do espaço é feita em três blocos interligados por passarelas nos pavimentos superiores. Um bloco é destinado à academia, outro para comércios diversos, com estrutura flexível para diferentes atividades comerciais, e um bloco dedicado ao SESC. A concepção arquitetônica adota estrutura metálica com lajes alveolares, escolhidas para vencer grandes vãos e criar espaços sem fechamentos extremos. A visibilidade da estrutura é destacada como elemento arquitetônico tanto no interior do edifício quanto nas fachadas, proporcionando um caráter distintivo ao projeto.55ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilsescarquitetura e urbanismocultura e esporteneuroarquiteturavulnerabilidade socialSão PauloSesc Taipas - arquitetura proporcionando cultura e esporte a todosArtigo Científico