Junior, JaldoVeiga, DaianaGomes, Jade2021-06-302021-06-302021-06-17https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13708Desde dezembro de 2019 a pandemia vem modificando a forma como os discentes lidam com a mudança do ensino presencial para o remoto, o que gerou diversas reações psicológicas. Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre esses impactos na saúde mental dos estudantes no contexto da pandemia, COVID-19. Foi utilizado como metodologia a revisão de literatura por etapas, ao qual foram selecionados artigos, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, com intuito de responder ao problema e corporificar uma análise estatística, para assim chegar aos resultados. A partir disso, foi percebido que a pandemia e os diversos aspectos relacionados a ela influenciam na vida acadêmica e na saúde dos estudantes, tanto quanto na de seus familiares, provocando reações emocionais negativas, como os sentimentos de frustração, incerteza, angústia emocional, insegurança, culpa, luto, raiva e possíveis transtornos mentais como ansiedade, depressão, estresse e estresse pós-traumático.20 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilCOVID-19Ensino superiorEstudantesPandemiaSaúde mentalSaúde mental dos estudantes do ensino superior no contexto de pandemia Covid-19Mental health of higher education students in the Covid-19 pandemic contextArtigo Científico