RATES, Silmar Paulo MoreiraNUNES, Amanda PereiraVAZ, Cristiano SilvaABOOD, Eduardo MeniSOUTO, Maria Clara Cardoso de Menezes SoutoPASCOAL, Matheus Handere2023-06-292023-06-292023-06-16https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/34236A presença da tecnologia na vida cotidiana de todos já é uma realidade no mundo. A contínua e crescente proximidade com o ciberespaço já está acontecendo cada vez mais cedo. Entretanto, o uso descontrolado da tecnologia durante esses tempos pode desencadear problemas no desenvolvimento global de crianças e adolescentes. A fim de entender como o uso da tela afeta o desenvolvimento intelectual, social e motor das crianças e adolescentes, uma revisão bibliográfica da literatura nacional e internacional foi realizada nas seguintes bases de dados: PUBMED, MEDLINE e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Como critérios de inclusão, selecionou-se os artigos que abordavam o tema publicados entre os anos de 2009 a 2022. A dependência digital na geração on-line tem causado mudanças significativas nos processos cognitivos de crianças e adolescentes. Evidências recentes sugerem que o uso de mídia baseada em tela representa riscos neurobiológicos para as crianças, interfere no crescimento cognitivo e limita a experiência da vida real. Em crianças a partir de 18 meses, há uma associação significativa entre o uso de dispositivos móveis de mídia e transtornos do desenvolvimento da linguagem. Evidenciou-se que o uso da tela representa riscos e deficiências cognitivas e linguísticas se usada na infância. Ainda são necessárias mais pesquisas sobre esta questão no campo da terapia da fala e da linguagem.24ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilTecnologiasEducação infantilCriançasO uso de telas e tecnologias pela população infanto-juvenil: revisão bibliográfica sobre o impacto no desenvolvimento global de crianças e adolescentesThe use of screens and technologies by the juvenile population: bibliographic review on the impact on the global development of children and adolescentsMonografia