Svolenski, Roberto LuizBressan, Christina Búrigo2019-03-012020-11-292019-03-012020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9135Seguindo as premissas da ética jornalística e a humana, este artigo visa analisar se as abordagens de cenas decupadas dos filmes Repórteres de Guerra (2010) e Sob Fogo Cerrado 1983), estão de acordo com as mesmas. Para esse estudo, a metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa de descrição e a análise comparativa, onde os filmes foram analisados segundo a ética jornalística e a humana, a partir de autores que norteiam essa análise. Dentre eles, destacam-se Francisco José Karam (2004) que expõe sobre questões fundamentais à ética jornalística, e Pedro Dalle Nogare (1994), complementando sobre os humanismos e os anti-humanismos. Esse estudo se faz necessário para compreender até que ponto é possível manter-se isento ao presenciar cenários de guerra e barbáries - assim como exposto nas cenas das obras. Além disso, foi possível observar que a posição humanista se faz presente nos conflitos pessoais dos protagonistas, chegando às relações éticas profissionais no fotojornalismo.35 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilFotojornalismoÉticaGuerraO limite da isenção jornalística: estudo de caso dos filmes Repórteres de Guerra e Sob Fogo CerradoArtigo Científico