Paula, Giovani deSouza, Rene2017-12-212020-11-282017-12-212020-11-282017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8406Esta pesquisa teve como objetivo compreender a relação entre homem/máquina aplicada à aviação moderna no que tange ao impacto na formação de pilotos diante de novas tecnologias que cada vez mais tornam automatizadas as cabines de comando e o CRM Digital. E também, constatar e justificar o crescente aumento na necessidade de treinamentos mais sofisticados em simuladores para pilotos em comando de aeronaves automatizadas. A presente pesquisa caracteriza-se descritiva, com procedimento bibliográfico por meio de livros, artigos, reportagens, regulamentos e leis e com abordagem quali – quantitativa. A formação profissional de pilotos compõe um caráter cognitivo e um caráter emocional que envolve interações intrapessoais e relações interpessoais além da relação homem x máquina. As teorias educacionais que tratam do desenvolvimento de competências essenciais e habilidades para a execução de determinada atividade, podem, em muito, auxiliar os caminhos no processo de aprendizagem de pilotos no Brasil. Com a pesquisa constatou-se que o benefício trazido pela automação é imenso, aumentando a segurança de voo por diminuir a carga de trabalho dos tripulantes. Porém, as dificuldades existentes com relação à automação nas cabines de comando das aeronaves modernas podem ser amenizadas se forem criados padrões internacionais e com a melhora no processo de formação de pilotos. Conclui-se fundamental a revisão das normas e das matrizes curriculares que estruturam as licenças de piloto, levando sempre em consideração, a constante reciclagem de pilotos já atuantes em simuladores de voo.41 f.pt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilAutomaçãoCabine de comandoSegurança de vooFormação de pilotosA formação de pilotos diante das novas tecnologias de automação da cabine de comandoMonografia