Will, Daniela Erani MonteiroRodrigues, Mileny Fritz Warol Porto2019-01-072020-11-292019-01-072020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10116O uso das TIC por crianças de 4 a 5 anos de idade tornou-se parte de seu cotidiano seja dentro ou fora do ambiente escolar. A pesquisa relatada neste artigo objetivou compreender como as TIC influenciam na construção do brincar e no imaginário infantil. A observação ocorreu na turma do Jardim I, em uma escola privada no município de Resende/RJ, com abordagem qualitativa. Os sujeitos foram acompanhados no intuito de perceber o quanto as TIC contribuem no faz de conta tornando o brincar algo diferente, novo e desafiador. Foi possível identificar a presença marcante das novas tecnologias de informação no momento de criação das brincadeiras, seja ela direcionada ou não, e nos momentos livres através de seus personagens favoritos.17 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilTICBrincarFaz de ContaEra digitalInfânciaUso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e o brincar de crianças de 4 a 5 anos de idade, em uma escola privada de Resende/RJArtigo Científico