Moraes, Heloísa Juncklaus PreisVieira, Sarah Hilgert2020-09-232020-11-292020-09-232020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9154O artigo apresenta o tribalismo encontrado na rede social Instagram. O tema presente hoje nas redes sociais retrata a união de tribos e um exemplo de como elas se formam. Objetivando definir esse conceito e seus ligantes e exemplifica-los, foi selecionado o caso do humorista Léo Lins: no dia 5 de abril de 2019 ele tinha um show marcado em Capivari de Baixo, Santa Catarina, este, cancelado por vereadores que se sentiram ofendidos pelo vídeo convidativo aos fãs a comparecerem no evento. Para analisar os resultados e a formação do tribalismo e o engajamento pelas redes sociais, os posts escolhidos são diretamente do Instagram do humorista. A pesquisa realizada neste trabalho é descritiva e qualitativa. Esta é toda baseada nesses comentários que possibilitam a descrição e análise de seus comportamentos que permitem a atribuição ao tribalismo. Com tal compreensão do conceito e seu exemplo, pode-se perceber uma população indignada com a situação e seus sentimentos de “prisão”, pois há um conflito entre sua liberdade de expressão e uma censura cultural. Assim ocorre uma união para que Léo Lins prossiga seu show e a favor de um mesmo propósito, as pessoas são agora tribos.31pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziltribalismo, Maffesoli, redes sociais.O tribalismo na rede social Instagram: a mobilização local de internautas após o cancelamento de um showArtigo Científico