Selhorst, Msc. MarioJosiclei Neves da Silva2022-12-192022-12-192022-12-08https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30086O uso de tecnologia no ensino da Matemática tem muita relevância atualmente, principalmente com o advento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o incentivo ao uso de tecnologias em sala de aula, contudo ainda se encontra barreiras que impedem sua total implementação nas escolas. Essas barreiras podem estar relacionadas com questões tanto com os professores, alunos e/ou administradores das escolas. E uma dessas barreiras está relacionada a questões econômica- sociais dos alunos, pois, mesmo com os grandes avanços e a popularização das tecnologias, muitos estudantes se veem excluídos de seu uso e usufruto, principalmente em relação às escolas da rede pública de ensino. Deve-se então buscar uma alternativa de baixo custo, de fácil uso e aprendizado, que vença essas dificuldades. Um exemplo que vem como possível solução é o Arduino. Para esse trabalho foi utilizado o Arduino Mega2560 e o UNO aliado a ferramenta de programação Scratch como forma de projetar um grupo de atividades que pudesse suprimir essa barreira socioeconômica, e permitir a inclusão de tecnologia nas salas de aula das escolas públicas. Foi adicionado o uso do Scratch a esse projeto, visto que, com ele, torna-se possível aos alunos exercerem sua criatividade e raciocínio lógico com o auxílio da programação, que pode se mostrar muito benéfica para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático dos alunos.64ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilArduinoEnsino de MatemáticaScratchEnsino da Matemática usando Tecnologia de baixo custo e fácil acesso através da plataforma ArduinoMonografia