Luiz da Graça, RomuloSilva Higino, Agostinho Francisco2021-12-132021-12-132021-11-30https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18699O presente artigo traz como tema apresentar uma proposta da utilização da composição cênica de espetáculos aplicada às apresentações de maculelê nas escolas de educação básica, tendo como o objetivo propor uma estrutura organizacional para o desenvolvimento de apresentações de Maculelê, à luz de um estudo coreográfico da composição cênica de espetáculos. O trabalho problematiza de que maneira a aplicação de uma estrutura de composição cênica para a criação de apresentações de Maculelê em trabalhos desenvolvidos com estudantes da Educação Básica pode servir como instrumento pedagógico para o ensino da capoeira. A metodologia utilizada para a pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, é a bibliográfica. Conclui-se que com a introdução da estrutura do maculelê na prática da capoeira, como uma expressão dessa cultura e ampliação da capoeira para uma dança, torna-se possível estabelecer com os estudantes um sistema criativo e colaborativo, que não se resume a reprodução de sequência de golpes. Esse entendimento de que ensinar a copiar não é o mesmo que ensinar a pensar aplica-se ao estudo do movimento e de qualquer outra disciplina no ambiente escolar e também na vida.17 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilCapoeira na escolaCoreografiaEstrutura Organizacional CênicaProposta da utilização da composição cênica de espetáculos aplicada às apresentações de Maculelê nas escolas de educação básicaPROPOSAL FOR THE USE OF THE SCENIC COMPOSITION OF SHOWS AP-PLIED TO MACULELÊ'S PRESENTATIONS IN SCHOOLS OF BASIC EDUCATIONArtigo Científico