Schlickmann, Maria Sirlene PereiraMariano, Ana Carolina Garcia2019-12-172020-11-292019-12-172020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10049Para consecução deste trabalho monográfico buscamos responder a seguinte questão: É possível alfabetizar uma criança autista em uma escola básica de ensino? A partir dessa questão, traçamos como objetivos: identificar o processo de ensino e de aprendizagem da criança autista e os métodos utilizados pelas professoras e mãe para que a educação de fato se efetive. No que tange à metodologia, a pesquisa é do tipo quali-quantitativa e descritiva. O procedimento de coleta de dados foi realizado uma entrevista com perguntas abertas e fechadas à mãe da criança, além da observação das aulas ministradas à ela. Os principais resultados encontrados foram: a importância da mãe no processo de ensino-aprendizagem e alfabetização e letramento da criança com o reforço diário das atividades realizadas na escola no contra turno; já, com as professoras, ressaltamos a metodologia de atendimento individualizado nas questões com maior dificuldade que a criança apresentava. Com isso, podemos concluir que o trabalho integrado entre escola e família tem resultados significantes no processo de ensino-aprendizagem e alfabetização da criança autista.37 f.pt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilAlfabetizaçãoLetramentoAutismoNas trilhas da inclusão, estudo de caso: o percurso de Otávio no ciclo alfabetizadorArtigo Científico