Carvalho, Fabio Luiz Oliveira deSouza, Wesley dos SantosPereira, Rita de CássiaSantos, Mariana Costa dos2023-06-212023-06-212023-06-21https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/33297O transtorno do espectro autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo-emocional e social da pessoa autista. A criança com o supracitado distúrbio apresenta, quando comparada a outras da mesma faixa etária, atrasos no desenvolvimento desde o nascimento. Para um tratamento eficaz, todos, incluindo, os familiares, devem estar cientes do autismo e de seus sinais de alerta, para que o diagnóstico precoce e a fisioterapia possam ser iniciados, amenizando possíveis perdas de habilidades e atrasos no neurodesenvolvimento. O principal objetivo da pesquisa é apontar as possíveis intervenções fisioterapêuticas ao paciente com TEA, destacando seus déficits no desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo-emocional e social e como a fisioterapia poderia influenciar na avaliação de pacientes neurológicos e no plano de tratamento adequado. O trabalho é uma revisão integrada realizada através de artigos com as seguintes descrições: “etiologia do autismo”, “fisiopatologia do autismo”, “aspectos do transtorno do espectro do autismo”, “diagnóstico do transtorno do autismo”, “sinais de alerta do autismo”, "avaliação neurológica", "tratamento de TEA" e "importância da fisioterapia". Os déficits no autismo incluem aquisição autônoma, desenvolvimento motor, interação social e comunicação. Para a pesquisa foram utilizados estudos entre o ano de publicação 2016 a 2021 nas bases de dados: SciELO, PubMed, FioCruz, Research, PEDro, Lume repositório digital de UFRGS e Google Acadêmico. Esses estudos relatam que quanto mais precoce o diagnóstico e o suporte fisioterapêutico, melhor o resultado e a qualidade de vida dessas crianças, embora seja necessária uma discussão mais aprofundada sobre o tema e sobre o TEA. Entende-se que a fisioterapia tem consequências positivas ao combater o atraso no desenvolvimento e a incapacidade, possibilitando uma maior independência e autonomia do paciente. Portanto, é importante estabelecer o diagnóstico nos primeiros anos de vida, para que o tratamento fisioterapêutico possa ser iniciado.30 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilTranstorno do Espectro AutistaAvaliação neurológicaSinais de alertaFisioterapiaDéficits no desenvolvimentoTratamento e diagnósticoIntervenção fisioterapêutica no Transtorno do Espectro Autista (TEA): revisão integrativaPhysical therapy intervention in Autism Spectrum Disorder (ASD): integrative ReviewArtigo Científico