BRASILEIRO, Camila Thaís DuarteSNATOS, Pedro Henrique Freitas2023-12-152023-12-152023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/38363O exercício esportivo é um privilégio universal, destacando-se o papel fundamental do esporte na formação completa dos indivíduos, conforme estipulado na Constituição Federal de 1988 e nas diretrizes educacionais. Nesses termos, é importante integrar a Educação Física desde a educação infantil, seguindo as etapas educacionais definidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e na Base Nacional Comum Curricular. O objetivo do presente trabalho foi relatar as experiências referentes ao desenvolvimento das aulas de Educação Física no ensino infantil e fundamental II. O estudo possui caráter qualitativa, em que o relato de experiência foi inferido partindo dos conceitos apresentados por Marconi e Lakatos. Foi utilizando um diário de campo juntamente com pesquisa de materiais acadêmicos nas plataformas Google Acadêmico e SciELO para fundamentar o estudo. Durante as intervenções realizados nas escolas José Barreto Filho do dia 13 de abril de 2023 a 02 de maio de 2023 e Dr. Luiz Viana Filho do dia 26 de maio de 2023 a dia 9 de junho de 2023., foram realizadas experiências por meio de questionários com os professores, gestores e alunos, aulas teóricas e práticas, como os jogos "coelhinho sai da toca", "pegar o cone", "amarelinha das emoções" e vôlei adaptado (com cones). Ficou evidente que a abordagem lúdica na Educação Física é crucial para estimular a excitação dos alunos durante as aulas. Mesmo diante das limitações de recursos, o professor de Educação Física consegue transmitir conhecimento e consolidar o aprendizado dos alunos.44ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilExercício esportivoEducação FísicaLúdico na educaçãoDesenvolvimento infantilPrática pedagógicaO lúdico como ferramenta de ensino da educação física na educação infantil e fundamental II: um relato de experienciaArtigo Científico