Barros, Roberta Andrade eFerreira, Camila de MouraSilva, Érika Divina daBicalho, João Luiz Nunes2021-07-182021-07-182021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14737Neste trabalho, demonstramos de que maneira a experiência com as práticas psicossociais podem contribuir para a promoção da conscientização ético-política e da emancipação de jovens mulheres na favela. Para tanto, defendemos a importância da interseccionalidade como ferramenta metodológica, na perspectiva do feminismo negro e interseccional. O objetivo foi compreender de que maneira as relações de poder e opressão, como o machismo, o racismo e o preconceito de classe, bem como as determinações associadas ao território, concorrem para a manutenção das condições de desigualdade de acessos. Analisamos as práticas psicossociais e a relevância de um espaço de escuta como instrumento de diálogo educativo na área de direitos humanos, considerando o paradigma de sujeito sócio-histórico. Concluímos que, sob tais condições, a Psicologia pode contribuir para o empoderamento de jovens mulheres na favela, visando a autonomia individual direcionada à emancipação do grupo.51ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilIntervenção PsicossocialPsicologiaFavelaComunidadeTerritórioEmpoderamentoDireitos HumanosInterseccionalidadeGruposA contribuição das práticas psicossociais para o empoderamento de adolescentes na favelaMonografia