Gomes, Quele de SouzaMaestri, Gianna da Silva2020-12-132021-08-042020-12-132021-08-042019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16564O abuso sexual infantil é um fenômeno cada vez mais recorrente e já se configura como um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Por ser vivenciada em períodos tão importantes, como a infância e a adolescência, essa experiência é traumática para a construção do repertório comportamental, pois pode impactar na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades sociais do indivíduo. Portanto, este estudo teve como objetivo caracterizar as implicações do abuso sexual infantil no repertório de habilidades sociais no decorrer da vida adulta, a partir da perspectiva de analistas do comportamento que atenderam adultos que vivenciaram abuso sexual na infância. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis psicólogos analistas do comportamento, com o intuito de coletar dados acerca do repertório de habilidades sociais dos respectivos clientes que vivenciaram abuso sexual infantil. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados indicaram que os clientes dos participantes da pesquisa apresentavam um baixo repertório de habilidades sociais com déficits comportamentais, especialmente na apresentação de comportamentos assertivos, com a prevalência de comportamentos de passividade e agressividade. Concluiu-se que a ocorrência do abuso sexual na infância pode comprometer o desenvolvimento do repertório de habilidades sociais, mas que o abuso representa apenas uma das muitas variáveis que compõem o processo de constituição do repertório de habilidades sociais do indivíduo.27 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilAbuso sexual infantilHabilidades sociaisAnálise do ComportamentoAbuso sexual infantil e habilidades sociais na vida adulta: uma perspectiva analítico-comportamentalArtigo Científico