ALESSANDRA,, Cavalcante de OliveiraANDRADE, Gabriel Ferreira deASSUMPÇÃO, João Carlos MarquiAZEVEDO, Marcos Patrick da SilvaJUNIOR, Levi de OliveiraMORAIS, Eduardo Henrique Rocha deTASSINARI, Carolina RomioYAMADA, Denise Mayumi2024-01-112024-01-112023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/40255Na tentativa de identificar as formas com que modelos de investimento social privado em educação, tais como a Fundação Bradesco, podem contribuir para a viabilização de resultados positivos em políticas públicas de ensino, a presente análise busca expor os resultados de desempenho acadêmico obtidos pelos escolares da Fundação Bradesco em avaliações institucionais e compará-los às apurações semelhantes realizadas nos alunos dos colégios públicos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Para melhor embasamento deste comparativo, o estudo consolida uma contextualização histórica do cenário de educação no Brasil capítulo 2 do texto, de modo que haja base conceitual historiográfica para as análises presentes nos capítulos subsequentes, bem como, define o termo “investimento social privado” e seus exemplares, ao avaliar o cenário brasileiro do modelo de investimento utilizado pela Fundação Bradesco, no capítulo 3. Além disso, a Fundação é descrita e suas característi cas são detalhadas no capítulo 4, abordando-se o contexto de sua criação e seu desenvolvimento no século XXI. Com base na análise, concluiu-se que o modelo de investimento social privado da Fundação Bradesco contribui para a viabilização do progresso dos indicadores de desempenho escolar, a medida que a formatação de gestão financeira autônoma e descentralizada da Fundação apresenta-se como um exemplar para uma estruturação do fluxo de destinação de verbas educacionais.56ptAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilEducaçãoInvestimento Social Privado (ISP)Fundação BradescoO investimento social privado na viabilização de políticas públicas de educação: um estudo de caso da Fundação BradescoMonografia