PAULA, Danilo Firbida de, SILVA, Vasco Caldeira daPAULA, Thalita Gomes de2024-01-122024-01-122023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/40315Partindo da reflexão acerca da ausência de sensibilidade e acolhimento das instituições educacionais públicas de ensino médio integral, o presente trabalho consiste em estabelecer um novo diálogo entre a escola pública e a cidade, através da reabilitação da Escola Estadual Integral Alberto Torres, antigo Grupo Escolar Rural do Butantan, visando sua valorização, visibilidade e inserção na comunidade por meio dos conceitos desenvolvidos pelo educador Anísio Teixeira e a Escola Parque. O projeto desenvolvido pretende intervir na preexistência, transformando a em um espaço que vai além do seu dever educacional, um ponto de convívio entre as pessoas, visando o atendimento às demanda sociais e demais necessidades dos alunos, professores e funcionários, além de atenuar o conflito de interesses, entre a Fundação Butantan e a Escola, a fim de impedir futuras tentativas de desapropriação e realocação de equipamentos fundamentais para o funcionamento adequado da escola.85ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilArquitetura Escolar PúblicaRequalificaçãoEnsino MédioPreexistênciaExistir é resistir: a valorização e integração entre a escola Alberto Torres e a cidade através da arquiteturaMonografia