Niero Luzia Dela Vêdova, MarciaMello, Rutenaque Silva de2021-08-312021-08-312020-08-10https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17384Este estudo tem como objetivo investigar a relevância da prática da contação de histórias na ação pedagógica dos professores da educação infantil, garantindo o desenvolvimento da criança e ampliando sua relação com o mundo. O motivo, para a escolha do tema, foi o gosto pelas histórias infantis da pesquisadora e por entender que a prática pedagógica com a utilização das narrativas literárias, auxilia significativamente no desenvolvimento da criança. Essa pesquisa foi desenvolvida com base em autores como Abramovich (1995), Coelho (2006), Silva (2009), Trajano (2014), entre outros. Por meio de um estudo de caso do tipo descritivo, com abordagem qualitativa foi possível inferir que a contação de histórias deve ser uma proposta metodológica a ser efetuada diariamente, dada a sua importância no desenvolvimento das habilidades de linguagem, tão necessárias na educação infantil. Portanto, a necessidade de educadores preparados na arte de contar histórias e conhecedores convictos nessa experiência, compartilhada dentro do processo de ensino e aprendizagem, é fundamental para a criança exercer o senso crítico, para olhar para o mundo, para a sociedade, para a cultura vivenciada, como cidadã.15 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilContação de históriaCriança e infânciaLiteratura e livros infantisA influência da contação de história para o desenvolvimento da criança na Educação InfantilArtigo Científico