Fernanda Gomes RabeloLorena El Azzi Santana2023-05-042023-05-042022-12-02https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/32813É na escola onde o ser humano é apresentado aos primeiros momentos de convivência. Para os autistas esse é o momento onde eles se deparam com as primeiras dificuldades de convivência. Sendo assim, é questionado que características arquitetônicas podem tornar menos impactantes as experiências das crianças em suas relações com o ambiente construído e as dinâmicas que acontecem nele. Neste trabalho, será desenvolvido uma proposta arquitetônica de uma escola municipal inclusiva com um centro de atenção ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). O tema justifica-se pela importância histórica do ambiente de educação e pela necessidade de ter um ambiente de educação mais inclusivo. Embasado em referências teóricas sobre arquitetura escolar, inclusão na escola, métodos de ensino eficazes ao TEA, características de crianças com autismo e a relação com o ambiente construído; a intenção do trabalho é propor soluções de acessibilidade, conforto, funcionalidade e inclusão no ambiente escolar, além de contribuir com a relação de comunidade-escola. Palavras-chave: Arquitetura inclusiva; Autismo; Escola pública; Acessibilidade;56ptEscola públicaArquitetura inclusivaAutismoAcessibilidadeEscola Municipal e CAA Magda MostafaMonografia