Graziano, Luiz Antônio GiardinoSperandio, Dennis Claudio2018-12-132020-12-022018-12-132020-12-022018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12137Speeding in Brazilian traffic routes is a problem that affects both road safety and public health. Considering that signaling boards aim to establish a limit to the maximum speed developed in vehicles and that their perception is directly related to the attention of the driver, we can question whether a change in the form of establishing such speed could bring a benefit in regard to the attention focused to these maximum speed boards for a particular route. The present article sought to analyze and evaluate the level of driver perception through a qualitative research. The results show that the adoption of a signaling board with unconventional values can be an alternative to improve the perception of drivers in a road scenario as chaotic as Brazil.O excesso de velocidade nas vias de trânsito brasileiras é um problema que afeta tanto a segurança viária quanto a saúde pública. Considerando que as placas de sinalização visam estabelecer um limite à velocidade máxima desenvolvida nos veículos e que a sua percepção está diretamente relacionada à atenção do condutor, podemos questionar se uma mudança na forma de se estabelecer tal velocidade poderia trazer um benefício no tocante à atenção voltada a essas placas de velocidade máxima para uma determinada via. O presente artigo buscou analisar e avaliar o nível de percepção de condutores por meio de uma pesquisa qualitativa. Os resultados demonstram que a adoção de uma placa de sinalização com valores não convencionais pode ser uma alternativa para a melhoria da percepção dos condutores em um cenário viário tão caótico como o do Brasil.19 fpt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilSinalização de trânsitoTrânsitoVelocidade máximaSegurançaAtençãoSaúde públicaEstudo sobre o uso de valores não convencionais em placas de regulamentação de velocidade máxima permitidaStudy on the use of non-conventional values on maximum permitted speed regulationArtigo Científico