Medeiros, JaciraFernandes, Isabela de Bem Silva2022-11-112022-11-112021-07-01https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26328Crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão cada vez mais presentes nas instituições de educação infantil. Perante a este fato, o presente estudo teve como objetivo compreender como os educadores constituem suas práticas educacionais para as crianças com o Transtorno do Espectro Autista nas instituições de educação infantil. A creche e a pré-escola oportunizam às crianças com TEA o convívio com as demais, assim, é necessário averiguar como acontece a inclusão e a adaptação das crianças com TEA, visto que possuem características inerentes ao transtorno. O TEA se caracteriza por distúrbios no neurodesenvolvimento e cada indivíduo possui características peculiares que interferem fortemente no modo de interação social. Podemos enfatizar que o pouco conhecimento do TEA interfere de forma significativa na prática pedagógica dos educadores que, muitas vezes, por falta de formação continuada na área deixa a desejar nas suas práticas pedagógicas. Denota-se por este fato a privação cultural das crianças com TEA, com falta de métodos específicos, documentação pedagógica, educadores que conheçam o Transtorno do Espectro Autista de forma mais intensa, equipe multidisciplinar, materiais pedagógicos e espaços com poucas distrações visuais. Cabe destacar, também, o pouco conhecimento que os educadores trazem da sua graduação como um fator preponderante na sua formação para trabalharem na educação especial.20 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducação InfantilPráticas pedagógicasTranstorno do Espectro AutistaA constituição do fazer docente na educação infantil: práticas pedagógicas pensadas para crianças com o transtorno do espectro autistaArtigo Científico