Silveira, Teresinha RublesckiSouza, Vanessa Delfino2019-03-012020-11-292019-03-012020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10559O presente artigo tem como tema Marketing de relacionamento para fidelizar clientes: uma análise da startup Nubank. Trata-se de um estudo de caso da marca, onde a mesma é uma administradora de cartão de crédito, localizada em São Paulo, que tem por objetivo melhorar a experiência dos clientes com seu produto através da tecnologia e atendimento humanizado. Este estudo de caso foi realizado como pesquisa descritiva, analisando, observando e correlacionando informações sobre a marca com a coleta de dados feitos bibliograficamente com a abordagem qualitativa. No contexto analisado, em um primeiro momento, foi feito uma pesquisa em marketing de relacionamento, além do posicionamento de marca, buscando entender como as estratégias do Nubank estão ligadas a esses dois temas. A partir das informações adquiridas foi possível identificar oportunidades para o mercado, como a eficiência que o marketing de relacionamento possui para a fidelização dos consumidores, e como isto contribui para o fortalecimento do posicionamento da marca. Os resultados apontam que os clientes são o bem mais importantes que uma empresa pode ter, sendo extremamente necessário que se atribua-lhes esse valor. Somente através da cultivação de um relacionamento com o consumidor é que a empresa pode conseguir a sua fidelidade a marca.34 f.pt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilMarketing de relacionamentoPosicionamento de marcaFidelizaçãoMarketing de relacionamento para fidelizar clientes: uma análise da startup NubankArtigo Científico