Monteiro, João AntolinoAlmeida, Marcia Moreira2019-02-042020-11-262019-02-042020-11-262018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3664A ampliação da base de associados é fundamental para o sucesso do Sicoob Belcredi – PA Ilicínea, que deseja tornar-se a principal instituição financeira para seus associados, buscando atender suas necessidades e fortalecer a relação cooperativa-cooperado. Este trabalho propõe analisar estratégias a serem utilizadas para ampliar a base de associados da cooperativa de crédito e livre admissão de Boa Esperança Ltda – PA Ilicínea, buscando conhecer os pontos a serem considerados importantes no relacionamento com os associados e implementando ações que contribuam para a adoção de ferramentas que auxiliam a elaboração das estratégias. Para a pesquisa, foi utilizado o método de questionário enviado a contatos de associados e não associados via email e Whatsapp. As ferramentas de diagnóstico utilizadas foram análise SWOT, os 5 porquês e planilha 5W2H que contribuem para detectar, analisar, solucionar problemas e criar ações para que o objetivo seja alcançado. Através da metodologia de natureza aplicada, foi possível chegar ao conhecimento da realidade do quadro social do Sicoob Belcredi – PA Ilicínea, apresentando como resultado o conhecimento do potencial dos atuais associados, o campo amplo de pessoas propensas a se associarem e a necessidade de fidelização dos associados na cooperativa.22 f.pt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilQuadro de associadosFidelizaçãoEstratégiasCooperativas de créditoEstratégias para ampliação da carteira de crédito de clientes da cooperativa de Boa Esperança Ltda – PA IlicíneaArtigo Científico