Flores, Giovanna BenedettoTisott, Camila Giusti2017-10-232020-11-262017-10-232020-11-262015https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3203From observing the naked female bodies presented in fashion shoots, and realizing the body not as something natural, but as something that is the product of culture, not questioning the body of fashion and not the fashion of the body rises hypotheses about the body as a symbol of the contemporary. Using as a conceptual base the notion of Maffesoli saturation for explanation of body modification and analysis of images phenomenology and semiotics theory Peirce. To the concept of contemporary, addressed the concept of modern and postmodern, as well as the comrades of time. Fashion as prosthesis is considered as a social function that assists in changing body shapes. Ending with a semiotic analysis, describing the first three layers of information, namely: the first linked the photo characteristics, the second relating photo information with itself (cause and effect) and the third relating to the context, demonstrating the hypotheses about the body as a symbol of the contemporary.A partir da observação dos corpos femininos nus apresentados em fotografias de moda, e percebendo o corpo não como algo natural, mas como algo que é produto da cultura, não questionando o corpo da moda e nem a moda do corpo, levanta-se hipóteses sobre o corpo como símbolo do contemporâneo. Abordamos a noção de saturação de Maffesoli (2010) para explicar o movimento de transformação dos corpos e utilizamos para análise das imagens a fenomenologia e a teoria semiótica de Peirce (2005). Para o conceito de contemporâneo, utilizamos o conceito de moderno e pós-moderno, bem como o de comrades of time de Goys (2010) e também o contemporâneo de Agamben (2011). Com o auxílio da teoria de góes e Villaça (2014), a moda como prótese é abordada como função social que auxilia na alteração das formas do corpo. Finalizamos com uma análise semiótica, descrevendo as três primeiras camadas de informação, sendo elas: a primeira ligada às características da foto, a segunda relacionando as informações da fotografia com ela mesma (relação de causa e efeito) e a terceira relacionando com o contexto, demonstrando as hipóteses sobre o corpo como símbolo do contemporâneo.151 f.pt-BRCorpoFotografiaModaSemióticaO nu e o vestido: o corpo na fotografia de modaDissertação