Witt, FabianaSouza, Maicon Dilmo de2021-11-092021-11-092021-11https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17574O presente Trabalho de Conclusão de Curso em Administração trata-se do desenvolvimento de um Plano de Negócios para a projeção da abertura de um novo empreendimento, o Lava-Car Tamburello, como será detalhado na sequência. Um Plano de Negócios, também chamado de Business Plan, nada mais é do que um planejamento, em sentido amplo, dos passos que deverão ser seguidos, de forma a analisar a possibilidade de implementação de um novo negócio ou, ainda, expansão de um negócio já existente. É uma análise do cenário visando, de forma coordenada e encadeada, prever a quantidade de recursos necessária para o cumprimento do objetivo proposto, o tempo necessário para tal desenvolvimento, bem como os prováveis resultados que poderão ser alcançados, caso o planejamento seja concretizado. (GOHR, 2008a, p. 45-47) Dentre os diversos modelos possíveis de Plano de Negócios, iremos adotar neste trabalho a seguinte estrutura e composição para o mesmo: Plano Estratégico, Plano de Marketing, Plano de Operações e Plano Financeiro. Tal estrutura do Plano de Negócios será descrita nos capítulos seguintes, finalizando com avaliação da viabilidade econômica e social do empreendimento proposto, bem como a análise de sensibilidade, que será elaborada considerando a projeção de prováveis cenários diante do aumento ou da diminuição do resultado financeiro da empresa a ser aberta. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar toda esta análise de cenário, em suas diversas etapas, de forma que, ao final, possa se chegar a uma análise conclusiva, com base nos dados levantados, acerca da viabilidade do novo empreendimento pretendido. A pesquisa a ser desenvolvida é do tipo básica e também aplicada, quanto à aplicabilidade. Quanto à forma de abordar o tema, a pesquisa se enquadra como qualitativa e também quantitativa, e quanto aos instrumentos de coleta de dados, serão utilizadas a análise documental e a observação. Esse é, portanto, o trabalho que será desenvolvido, que é relevante no sentido de fomentar a abertura de um novo empreendimento prestador de serviços, diante de um cenário totalmente desafiador que está sendo o de enfrentamento à maior emergência de saúde do século XXI. Mesmo com esse cenário cheio de incertezas, a presença desse espírito inovador e empreendedor é fundamental para a manutenção e o aparecimento de novos negócios, de forma a fomentar a recuperação da economia e a criação de novos empregos. De forma coordenada e concatenada, o desenvolvimento deste Plano de Negócios visa justamente manter esse espírito “aceso” e visa apresentar a possibilidade de um novo negócio, que, torcemos, seja reconhecido como um sucesso em alguns anos.64 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilPlano de NegóciosAdministraçãoMercado ConsumidorInvestimentoFluxo de CaixaLava-carPlano de Negócios: Viabilidade de Implantação de Novo Empreendimento ComercialPlano de Negócios