Bernardes de Carvalho, RubensMurilo Felisberto da Rosa, Ian2022-12-162022-12-162022-12-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29424Nos dias atuais, a concorrência pela fatia de mercado está cada vez mais acirrada, por esse motivo, o uso de ferramentas que auxiliem a tomada de decisão durante a etapa de desenvolvimento de produto, pode ser decisivo na construção de um produto competitivo. O objetivo desse artigo, foi validar um furo sextavado como alternativa aos furos cilíndricos que são usados atualmente nas tampas de motores elétricos fechados por haste. O motor elétrico que terá esse furo sextavado proposto, em alguns tipos de aplicação, é fixado pelo flange em lugares que podem estar acima do nível da cabeça, o que pode trazer riscos para o cliente caso o mesmo venha a desmontar e cair. O risco que esse tipo de produto é classificado, está dentro dos mais altos do FMEA, pois apresenta risco com regulamentação e saúde do consumidor, classificado como grau nove ou superior. Para esse tipo de aplicação, que apresenta um alto valor de severidade, vários fatores devem ser verificados antes da liberação e venda. Com base nisso, buscou-se auxilio de ferramentas estatísticas presentes na metodologia seis sigmas para fazer testes de robustez e aprovar o projeto. Ao todo, foram usadas seis ferramentas, dentre elas: o mapa de produto; o stack-up; mapa de processo, MSE, CPK e gráfico de dispersão dos dados. O mapa de produto nos auxiliou na verificação das principais fontes de variação de montagem, com isso, foi possível verificar na etapa de projeto, as primeiras dúvidas em relação a fixação do conjunto haste mais tampa. Ainda sobre o mapa de produto, após a análise das principais fontes de variação, percebeu-se que existia necessidade de responder algumas dúvidas com o MSE e outras com o stack-up. Como os estudos estavam na etapa de desenvolvimento, não existia molde para fabricação dos componentes, o que nos levou a fazer uma análise dimensional (stack-up) dos componentes, e suas variações de tolerância, que impactam na profundidade de penetração da haste. A partir disso, foi possível especificar o sextavado e também determinar o pior caso possível de montagem, sendo utilizado como parâmetro no ensaio de tração. Para entender os efeitos da interferência entre componentes e os resultados do ensaio de tração, foi feito uma medição da largura do sextavado e do diâmetro da rosca. Afim de diminuir a quantidade de peças medidas e ainda assim ter uma coleta de dados confiáveis, foi criado dois sistemas de medição usando um conceito de mapa de processo. O mapa de processo serviu para listar as fontes de variação críticas para o dimensional medido, após listados, foi criado uma estratégia de amostragem do tipo direcionada. Após a coleta dos dados em cada experimento de medição, para verificar se são sistemas confiáveis, foi feito uma avaliação seguindo os critérios do MSE, que é uma das ferramentas da metodologia seis sigmas. Devido a este grau de severidade, a entrega deve ser estável o suficiente para que o produto seja lançado no mercado. Com o intuito de verificar a estabilidade, foi calculado a capacidade de entrega da fábrica (CPK) e comparado com o índice requerido para esta classificação de risco do FMEA. Por fim, verificamos se o fator de segurança dos testes é suficiente para aprovar essa solução.26 fptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilSeis sigmasFuro sextavadoMotor elétricoDesenvolvimento de produtoEstudo sobre furo sextavado como alternativa de projeto a furos cilíndricos em motores fechados por hasteArtigo Científico