Guimarães, Larissa OliveiraMartins, Ana Paula Souza2021-08-182021-08-182021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17323Certamente as crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) apresentam dificuldades motoras, em especial, na coordenação motora fina e global, que acaba interferindo na realização de tarefas cotidianas como, por exemplo, levantar um zíper ou amarrar o cadarço do sapato, fatos que levam à criança a depender do auxilio dos pais ou responsáveis a todo o momento, e por conta disso, sentir-se incapacitada para realizar atividades de caráter coletivo. Além disso, a principal demanda surge a partir da alta dificuldade de se relacionar socialmente, o que leva a desenvolver casos de ansiedade e depressão. Isto se torna a causa do isolamento social, lembrando que crianças com TDC, por apresentarem dificuldades motoras acabam sendo intimidadas por colegas em âmbito escolar, o que leva ao bullying e suas consequências. Desta forma, este estudo busca analisar a inclusão destas crianças nas aulas de educação física por meio de atividades lúdicas, para assim, ajudá-las a refletir acerca do bullying através da cultura corporal do movimento, sendo possível também pensar essa discussão em ambiente familiar, enfatizando a importância do respeito ao outro e a si mesmo. Para realizar tal fato, foi necessário realizar um levantamento bibliográfico de materiais científicos, capítulos de livros e artigos, trabalhos acadêmicos e teses de mestrado e doutorado na área da pesquisa. Concluindo, este estudo científico priorizou a reflexão sobre os aspectos da inclusão de crianças com déficit motor como o transtorno do desenvolvimento da coordenação nas aulas de educação física, buscando estratégias de inclusão através de estudos já publicados, e perceber como a educação física escolar pode contribuir para a formação desse aluno como um todo, dentro de uma perspectiva biopsicossocial, em um aspecto de ensino crítico e reflexivo.55 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducação físicaTranstorno do Desenvolvimento da CoordenaçãoInclusãoDificuldade motoraBullyingInclusão de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) nas aulas de educação física escolar: Uma revisão sob a perspectiva biopsicossocialMonografia