ALMEIDA, Florisvaldo Cavalcante deLIMA, Vagner Nascimento de2024-06-242024-06-242024-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/43054O Trabalho tem como foco demonstrar as relações comerciais e a responsabilização dos infratores nas relações de consumo e nos meios digitais e o quanto as pessoas podem ficar vulneráveis diante esse comércio globalizado através da internet, onde muitos se aventuram para cometerem crimes digitais contra pessoas achando que a internet é terra sem lei. Utilizou-se como metodologia pesquisa em doutrinas e legislações. Partiu-se da análise da sociedade convergente, dos ambientes onde as relações comerciais são desenvolvidas. Após, analisou-se o meio digital, as relações firmadas nesse ambiente,, as formas de pagamento dessas transações, identificando-se que são nas plataformas digitais em que ocorrem, obtêm os dados para promover danos aos consumidores e/ou usuários delas. Por fim, debruçou-se sobre a legislação que disciplina o ambiente virtual e nas leis que são aplicáveis as relações comerciais convencionais, na identificação dos infratores. Conclui-se que há necessidade de o Estado Brasileiro desenvolve politicas públicas visando a conscientização dos usuários do meio digital, assim como a realização de efetiva fiscalização das plataformas digitais, com o intuito de não apenas punir essas empresas, mas de prevenir a prática de condutas lesivas aos usuários, assegurando a proteção de seus dados pessoais.19ptAttribution 3.0 BrazilRelações de consumoCrimes cibernéticosLegislaçãoAresponsabilidade dos infratores nas relações de consumo e nos meios digitais pelos crimes cibernéticosThe responsibility of offenders in consumer relations in digital media for cyber crimesArtigo Científico