NUNES, Marcília Ingrid Lima BarrosoALMEIDA, Roberto CarlosSILVA, João Carlos Fernandes da2024-02-162024-02-162023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41480O aumento do número de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um fenômeno que tem sido observado ultimamente e, por isso, é de extrema importância que seja evidenciado os riscos que elas podem enfrentar ao se aproximarem de ambientes aquáticos. Foi realizada revisão de literatura que aborda tanto crianças quanto adolescentes com TEA, ressaltando os efeitos positivos da natação na melhoria da interação social, comunicação, controle postural, habilidades motoras e redução do risco de afogamento. A terapia aquática e as aulas de natação especializadas são recomendadas como intervenções benéficas para o desenvolvimento físico, autoconfiança, controle emocional e redução de comportamentos repetitivos. Os jovens com TEA relatam que gostam da prática da natação, tendo também a confirmação dos pais a respeito das crianças não verbais, proporcionando um ambiente seguro e estimulante para o lazer e socialização das crianças com TEA.10ptAttribution 3.0 Brazilnataçãotranstorno do espectro autistadesenvolvimento humanoBenefícios da natação na estimulação motora, cognitiva e psicossocial de crianças com TEA: um estudo de revisão bibliográfica integrativa.Benefits of swimming in the motor, cognitive and psychosocial stimulation of children with asd: an integrative bibliographic review study.Artigo Científico