Aráujo, Vera Nícia Fortkamp deSiciliano, Gertrudes MullerPrado, Lenir Cristina do2017-10-232020-11-292017-10-232020-11-292010https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11324O presente trabalho tem por objetivo enfocar o Serviço Social na educação. Trata-se da intervenção do Serviço Social realizada junto aos adolescentes-educandos das 8 as séries do ano de 2010, matriculados no Centro Social Marista São José, no município de São José/SC. Utilizou-se, como lócus da intervenção, o espaço escolar. Apresenta-se um estudo do Centro Social Marista São José, seguido pela trajetória do Serviço Social desde sua implantação, em 1996. Para isso, apresentase a entrevista com a Assistente Social que trabalhou na Instituição praticamente desde sua implantação. Contextualiza-se o Serviço Social e a sua instrumentalidade, permeada pela articulação do projeto ético-politico profissional. Além disso, procurou-se trazer uma reflexão sobre a contribuição do Serviço Social no contexto escolar, na efetivação e garantia de direitos. Expõe-se a pesquisa de campo, os procedimentos metodológicos e a análise dos resultados sobre o perfil dos adolescentes-educandos. Dentre os resultados obtidos, o trabalho foi uma das necessidades apontadas, intervindo no grupo de adolescentes-educandos com atividades sócio-educativas.92 f.pt-BRServiço SocialIntervençãoAdolescentes-educandosA intervenção do serviço social no âmbito escolar: atividades socioeducativas junto aos adolescentes-educandos na garantia de cidadaniaMonografia