Antônio, Terezinha DamianRigoni, Maycon Ferreira S.2016-11-302020-11-292016-11-302020-11-292011https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10886Este estudo é um trabalho de conclusão de curso. O tema é franquia ou licenciamento internacional, qual o melhor negócio para o titular da marca? O objetivo geral é identificar qual o melhor negócio internacional: celebrar um contrato de franquia ou um contrato de licenciamento internacional. Este estudo apresenta a fundamentação teórica sobre globalização de mercados, competitividade internacional, internacionalização, negócios internacionais e mercados internacionais. A análise e apresentação dos dados abordou contratos internacionais, contrato de franquia internacional, contrato de licenciamento internacional, vantagens e desvantagens dos contratos de franquia e de licenciamento e análise comparativa entre os contratos de franquia e de licenciamento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica por utilizar matérias de outros autores, como livros e matérias disponibilizados em sites de internetThis study is an end of course work. The theme is international franchising or licensing, which the better deal for the trade mark proprietor? The overall goal is to identify the best international business, enter into a franchise agreement or an international licensing agreement. This study presents the theoretical foundation on globalization of markets, international competitiveness, internationalization, international business and international markets. The analysis and presentation of data has addressed about international contracts, international franchise agreement, the international license agreement, advantages and disadvantages of franchising and licensing, and comparative analysis between franchising and licensing. It is a literature search by using material from other authors, such as books and materials available on internet sitespt-BRAcesso AbertoRelações econômicas internacionaisRelações internacionaisFranquias (comércio varejista)Concessões de licençasFranquia ou licenciamento internacional, qual é o melhor negócio para o titular da marca?Monografia