Pizarro, EduardoBrenda Lopes Castilho2023-11-172023-11-172023-07-01https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/37073Silva, Lopes e Xavier (2009) afirmam que os centros culturais são tidos como um exemplo de participação, onde são realizadas oficinas de músicas, canto, arte, narração de histórias e diversos outros tipos de manifestações culturais. Estas proporcionam momentos de descontração, valorização, reconhecimento, prazer ao mesmo tempo, conscientizam a população de que independente da classe socioeconômica, o lazer é um direito de todos. A proposta de Trabalho de conclusão do curso Arquitetura e Urbanismo tem como tema Centro Cultural. Neste dossiê, apresenta-se o estudo do território, suas dinâmicas, problemáticas e potenciais existentes para o desenvolvimento preliminar da proposta e que foi escolhido a partir da necessidade encontrada na região periférica de São Paulo situado na subprefeitura e no distrito de São Mateus, tratando-se do assunto CULTURA É DIREITO DE TODOS. A cultura como forma de expressar nossas ideias e ações, de nos tornar capazes de participar e lutar por uma sociedade mais justa e digna, visto que a sociedade é marcada pelo trabalho excessivo, é de grande importância o fornecimento de atividades de lazer nas horas livres, tais espaços permitem que seus usuários encontram o conhecimento através da sua participação nas atividades relativas à informação, criação e discussão.87 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilCentro cultural comunitárioPeriferia de São MateusProjetoAtividades de lazerCentro cultural comunitário: Periferia de São Mateus.Monografia